07/05/14

Apetece-me algo #15: Bolo de Ananás com Creme Mascarpone

No passado mês de Abril, no dia 22, comemorei as 29 Primaveras :-) E sim, eu adoroooooo festejar o meu aniversário!!!! 
Este ano como tinha chegado da viagem a Londres não fiz o jantar com a família como é habitual :-( Fiquei por uma comemoração mais caseira só com o Gajo e os meus pais mas claro que não podia faltar o bolo (se bem que me esqueci de comprar as velas, shame on me!!!).
Para ser diferente em vez de ir comprar o bolo decidi fazê-lo eu, ficou de comer e chorar por mais Lolol Não sou nada modesta :-P

Bolo de Ananás com Creme Mascarpone

Ingredientes:
- 4 Ovos;
- 100gr Açúcar Mascavado + 3 colheres de sopa;
- 1 Lata de ananás em calda das pequenas;
- 140g farinha sem fermento;
- 1 Colher de chá extracto de baunilha + 1 colher de chá;
- 1 Colher de chá de fermento;
- Caramelo (de frasco ou caseiro)
- 1 Pacote de natas para bater (200ml);
- 120gr Queijo Mascarpone

Preparação:
Se vai utilizar caramelo de frasco ignore este passo. Caso queira fazer o caramelo em casa basta levar ao lume baixo 120gr de açúcar mascavado e 50gr de manteiga sem sal (estes ingredientes não estão incluídos nos que estão em cima descritos). Vá mexendo sem parar até a manteiga derreter e se formar uma pasta homogénea. 
Colocar o caramelo no fundo da forma do bolo. Por cima colocar as rodelas de ananás, como a minha forma é redonda deu para pôr 7 rodelas.
Pré-aqueça o forno.
Separe as claras das gemas e bata as claras em castelo até espumarem. Aos poucos juntar as 100gr de açúcar até as claras ficarem firmes. Acrescentar 1 colher de chá do extracto de baunilha e deitar as gemas, uma de cada vez batendo bem entre cada uma.
Com uma espátula e com movimentos circulares de baixo para cima ir juntando a farinha e o fermento até estar tudo bem envolvido.
Deitar na forma, por cima do ananás e levar ao forno mais ou menos 30 min, dependendo do forno. Pelo sim, pelo não fazer o teste do palito. Quando sair limpo e seco o bolo está pronto :-)
Enquanto o bolo está no forno bata o queijo mascarpone para ficar sem grumos. Reserve. Bata as natas com as 3 colheres de açúcar e a colher de chá do extracto de baunilha até formar picos firmes. Junte o queijo mascarpone aos poucos e continue a bater até formar um creme cremoso.
Depois de o bolo estar cozinho, desenforme e deixe arrefecer um pouco. Corte o bolo em 2 partes iguais. Na parte de baixo juntar as rodelas de ananás que sobraram partidas aos bocadinhos e barrar com o creme. Colocar a segunda metade do bolo sobre o creme mascarpone.
Guardar no frigorífico e servir bem fresco.



Só faltam mesmo é as velas :-(

Et voilá, bon appetit!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...