29/04/15

Diário da Mini #7 A Agenda

Agenda... Aquele bicho de sete cabeças!!!!!!! Eu odiava agendas, ofereciam-me e lá ficavam a um canto que eu não me entendia com aquilo por nada... Até que comecei a trabalhar e com isso a necessidade de ter lembrete e dar com post-it amarelos em todo o lado e mais algum e às vezes, como é óbvio, baralhava-me e era uma confusão! Lá comecei a escrever as coisas num caderno e a coisa começou a melhorar.

Com a mudança de trabalho, mais responsabilidades, foi preciso mais organização! Entretanto comecei a pesquisar temas como organização e minimalismo e em muitos sítios falavam da necessidade de termos um Bullet Journal à nossa medida!
Lá tentei começar pelo mais simples e comecei pela típica Agenda A5 diária. Comprava a mais barata do mercado e forrava ao meu gosto, sempre dá mais vontade de a utilizar :-) Confesso que até nem foi assim muito difícil habituar-me à ideia de a ter de abrir todos os dias, tamanha era a necessidade ahahah No inicio despejava a informação pelos dias e aquilo era grande confusão, comecei então a criar prioridades e utilizar símbolos e cores diferentes e realmente a coisa funciona e bem. 

Com o passar do tempo as necessidades mudam e comecei a achar que devia ter algo mais personalizado mais feito à minha medida. Não só precisava de organização no trabalho mas também em casa com rotinas, menus, hobbies e blá blá!! Com tanta coisa claro que uma simples agenda diária não se adapta e foi então que descobri o maravilho mundo dos cadernos ARC da Staples.


Tem montes de acessórios e dá para pôr folhas, tirar folhas, tem separadores, capas, capas tipo envelope, etc etc. Também existe um furador próprio mas é um pouco caro e não o comprei. Às vezes imprimo coisas e colo nas folhas com as lindas washi tape, sempre fica um caderno mais colorido :-P 

Assim tenho um separador para a Agenda normal com mais ou menos este aspecto, outro para as coisas relacionadas com o Lar do Doce Lar (Menus semanais, rotina semanal de limpeza, to do list de limpeza nas várias divisões, lista de compras, etc etc...), outro para o Blog, outro para Projectos (decorações, ponto de cruz, etc etc) e por fim Diversos (tudo o que não se encaixa nos restante, sem grande prioridade e muitas vezes anotações de coisas inspiradoras, coisas interessantes para pesquisar, lista de livros por ler :-/ etc etc etc).

Tenho 2 capas que tem abertura dos 2 lados, descoberta feita quase 1 mês depois de a ter pois eu achava que só era aberto à frente Lol Ficou dividido em Caixa Entrada (todos os papéis que me chegam para tratar), outro para as Contas a pagar, outra para Receitas imprimidas e outra Diversos.

As capas com fecho, tenho 2, uma para as despesas para o IRS e outra que vai ficar com os documentos do carro.

O restantes acessórios são: a régua, os post-its e um bloco de lembretes que não está na foto pois ainda estou à espera que chegue a casa, quando comprei o caderno estava esgotado e só agora mandei vir. 

Antes também usava a Agenda do Gmail mas abandonei, eu e as tecnologias temos uma relação amor / ódio. Adoro trabalhar com computadores e safo-me quando aparecem problemas mas organizar-me digitalmente ainda não consigo, ando à meses a tentar perceber a lógica do Evernote, dizem que é super prático e útil e eu não me entendo com aquilo. 
Será o próximo passo, por agora vou ficar com a versão papel que gosto muito muito :-)

E vocês como organizam o vosso dia a dia?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...