11/03/16

Diário da Mini #6 Método Fly Lady

À muito tempo atrás quando comecei esta aventura em todo o lado eu ouvia falar do método Fly Lady. Em todo o lado diziam que era um método bastante eficaz e, como tal, lá fui eu pesquisar sobre o assunto e decidi que ia segui-lo e era desta que me ia organizar!
Revelou-se eficaz tirando o facto que depois tive uma "crise" de não sei bem o que e desmotivei voltando a ficar tudo num caos. Quando acordei outra vez para a vida (já lá vão 2 anos fuuu) voltei a ele mas não da mesma forma e alterei algumas coisas para melhor se adaptar a mim.

Hoje em dia ando mais virada para o método KonMari (que na altura eu não me lembro de ter lido nada sobre ele) acho que tem mais a ver comigo mas ainda estou em modo pesquisa e adaptação por isso falarei dele daqui a algum tempinho.

Apesar que o Fly Lady já não ser o meu método de eleição merece todo o crédito no meu processo e por isso decidi falar um pouco nele.

Este é um processo contínuo de criação de hábitos e por incrível que pareça a primeira tarefa deste método é ter sempre o lava loiças a brilhar!
Pode parecer tótó mas na realidade (estou a falar na minha realidade) eu nunca o tinha a brilhar e ainda hoje há dias que está um caos!!!! Mas uma coisa é certa, sempre que entro na cozinha e vejo o lava loiça arrumado e limpinho até suspiro de contentamento e tenho mais vontade de fazer as coisas. Ao invés, quando está tudo desarrumado perco a vontade toda e fico desanimada.

Segunda tarefa muito importante neste processo é vestir-se da cabeça aos pés assim que se tira o corpo da cama, com isto estás a dizer ao corpo e à cabeça que está na hora de começar a trabalhar.
Confesso que esta para mim não dá. Eu gosto muito de andar de pijama em casa, tiro-o quando tenho de sair e vesti-o assim que chego a casa. Não consigo perder este hábito, também nunca tentei perdê-lo Lol

Terceira tarefa é destralhar durante e apenas 15 minutos por dia. Se estiverem num dia cheio de energia podes fazer mais tempo mas fazer sempre com um intervalo de 15 minutos para fazer outra coisa qualquer e depois mais 15 minutos a destralhar, não estás a correr a maratona, tens tempo!
Quando comecei e fiz um destralhamento a todos os cantos lá de casa demorei mais de um mês e ainda ficaram coisas esquecidas. É como se diz "A tralha e o caos não aparecem de um dia para o outro é sim a acumulação de vários dias". 15 minutos pode parecer pouco mas nem imaginam o que se consegue fazer, tenham um temporizador (do telemóvel ou daqueles da cozinha) à mão para controlar o tempo.

Quarta tarefa é criar uma rotina matinal e outra nocturna. Ela dá exemplos no site mas cada um cria a sua tendo em conta as suas necessidades, 3 ou 4 tarefas para cada rotina chega. À medida que os dias vão passando começamos a fazer essas coisas por instinto e se for necessário implementa-se mais algumas.
Ando sempre a alterar as minhas Lol Ainda não acertei num conjunto ahahah

Para complementar tudo isto à que ter sempre um caderno à mão e montar um Control Journal. Aqui metem todo o que é preciso para se organizarem e não se esquecerem de nada.
Na altura não fiz mas agora aos poucos estou a organizar o meu e realmente dá jeito e não tenho de andar sempre a pensar em tudo e mais alguma coisa porque está tudo escrito.
- Dividi a casa por zonas - 5 zonas, 5 dias - com a descrição das tarefas a realizar em casa zona e dos materiais que preciso.
- Tenho uma lista de coisas que só faço de mês a mês (mais ou menos) pois são tarefas que não são necessárias fazer todas as semanas.
- Ter sempre menus semanais. Já fiz isto durante algum tempo e depois deixei mas o que é certo é que dá imenso jeito. Assim sei sempre o que vou fazer e não tenho de estar sempre a pensar no que será a refeição e sei sempre o que me falta comprar e não trago coisas desnecessárias.
- Ter as rotinas matinais e nocturnas definidas.
- Um sitio para meter frases inspiradoras, também é preciso ler coisas bonitas.
- Ter uma agenda familiar. Agora tenho-a na agenda de trabalho mas quero separar os assuntos para não baralhar as coisas.

É um processo que demora tempo e dá trabalho mas quando começamos a ver os resultados só queremos melhorar ainda mais para simplificar o processo e tornar tudo mais rápido para ficarmos com mais tempo para o que mais gostamos :-D

Um dia eu chego lá ihihih

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...