23/06/16

Diário da Mini #11 Uma mudança chamada KonMari - Parte I

Já tinha o livro Arrume a sua Casa, Arrume a sua Vida em casa à algum tempo e um dia decidi que estava na altura de fazer algo radical e lá me decidi em pegar nele. Se das coisas que eu tinha lido sobre o método KonMari já me agradaram, ler o livro foi como levar uma lufada de ar fresco e senti aquela inspiração necessária para começar a aventura :-)

Numa série de post vou fazer o meu resumo do livro e como o estou a implementar lá por casa.

«É um guia para adquirir a mentalidade certa para criar ordem e
tornar-se uma pessoa capaz de arrumar.»

E é disto que o livro trata: ensinar a arrumar.
Sim, porque desde sempre nos foi-nos exigido que arrumássemos mas ninguém nos ensinou técnicas de arrumação/organização, pelo menos a mim... Neste aspecto somos um pouco autodidactas, como se este poder nascesse connosco mas infelizmente não nasce.
Eu não nasci com ele, sempre fui super desarrumada e não foi por falta de exemplo: a minha mãe sempre teve tudo arrumadinho, tudo no sítio mas eu não! E durante muitooo tempo eu vivi bem com a minha organização desarrumada Lol
Até um dia...
Depois desse dia comecei a pesquisar sobre organização e já utilizei diversos métodos e em todos aconteceu o que neste livro é chamado de Efeito Boomerang - destralhava, arrumava e passado pouco tempo estava tudo novamente num caos.

«O efeito boomerang ocorre porque as pessoas acreditam erradamente
ter arrumado tudo quando na verdade apenas escolheram
e guardaram as coisas pela metade.»

Se já pesquisaram alguma coisa sobre organização já devem ter reparado que em quase todos o lema é "arrume um pouco por dia" ou "fazer o máximo de coisas em x minutos" blá blá. Comigo nada resultou, para além de levar montes de tempo, no fim estava tudo na mesma. E porque? Porque isto serve para criar um hábito e não mudar a nossa mentalidade e esta sim é que precisa de ser trabalhada.
«O derradeiro segredo do sucesso é este: se arrumar de rajada,
em vez de pouco a pouco, pode
alterar drasticamente a sua mentalidade.»

Não podia estar mais de acordo! Só quando há uma mudança drástica na nossa zona de conforto é que mudamos a nossa mentalidade.

O meu clique foi mesmo quando meti toda a minha roupa em cima da cama, fiquei com o armário e gavetas completamente vazias e comecei a analisar peça por peça... Quando estava tudo escolhido, organizei tudo e arrumei. O resultado final foi de ficar com de boca aberta. Montes de sacos para doar e olhar para o armário arrumado como ele nunca esteve foi a uma sensação fantástica, nesse dia perdi a conta às vezes que o abri e fechei ahahahahah

Claro que agora é difícil para mim fazer tudo de uma só vez pois o BabyG adora brincar com a mãe :-) O "tudo de uma só vez" para mim é durante a sesta dele :-P
Como já fiz muitos destralhamentos, o meu caos é bem menor. Noto que ainda há muita coisa que, de certeza, vai sair de casa mas o principal objectivo é organizar tudo como deve ser.

To be continue :-)

2 comentários:

  1. E vais com certeza arrumando tudo aos poucos, com calma e com tempo! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Devagar se vai ao longe" foi sempre o que ouvi dizer :-)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...