16/11/16

Diário da Mini #21 Morning Pages

Este ano agarrei numa agenda diária e diz dela a meu diário. Voltar a ter um diário era um dos objectivos de 2016 e até agora acho que correu bem, tirando o facto de não ter escrito todos os dias, fazia apenas um pequeno apontamento na minha agenda para mais tarde escrever no diário e houve dias que nem escrevi nem fiz o apontamento ficando com a página em branco. No geral tem sido uma experiência muito boa mas não fiquei satisfeita pois o espaço é limitado, houve dias em que não escrevia quase nada e houve outros em que faltou espaço.

Portanto, tal como abandonei as agendas convencionais e faço a meu próprio Bullet Journal (que para o ano vai ser totalmente diferente do que foi este ano) também para o diário vou passar a usar um simples caderno. E ao explorar o Pinterest em busca de ideias engraçadas para personaliza-lo encontrei as chamadas Morning Pages e fui pesquisar mais sobre o assunto.

Morning Pages é uma prática implementada por Julia Cameron mais para as artes mas que todos nós podemos implementar pois vai despertar em nós a imaginação, criatividade e acabar com o bloqueio na escrita. O intuito desta prática é, não só treinar a nossa imaginação, como também treinar a nossa escrita manual que com tanta informatização acabou por entrar em desuso.

A prática das Morning Pages é bastante simples: escrever todos os dias três páginas com o que se quiser desde que se escreva, o melhor é escrever de manhã mas se não lhe der jeito escolha outra hora do dia, o importante é escrever as três páginas de seguida isto para não haver tentação de reler e de querer alterar alguma coisa, o que escreveu é o que fica. Estas páginas são privadas, ninguém as pode ler e mais uma vez nem mesmo quem as escrever assim escreve-se de forma pura, sem juízo de valor, sem alteração de sentimentos e emoções. Se um dia mais tarde quiser ler, pode fazê-lo mas tem de ser um dia bem mais tarde.

Adorei o conceito e decidi que vou fazer o mesmo. Nunca fui boa a escrever, tenho imensos bloqueios, como já disse eu sou uma pessoa de números, não de letras. Acho que me vai fazer bem até porque sei que vai ser aqui que vou escrever sobre tudo e sobre nada e vou acabar por libertar tudo o que tenho dentro de mim e ficar assim com a mente mais limpa para absorver tudo de bom que me rodeia, vai ser uma espécie de meditação :-)

Alguém já conhecia as Morning Pages?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...