14/03/17

Diário da Mini #3 Bullet Journal - Março

O ano passado comecei o meu Bullet Journal, assim muito muito simples e que ao final da primeira semana percebi que não funcionava para o meu dia a dia mas como já tinha feito para os três meses que faltavam até ao final do ano, nada podia fazer que não queria estar a desperdiçar um caderno.

Lição aprendida Nunca planear meses com antecedência!!! Pois não sabemos se o layout escolhido funciona para o nosso dia a dia ou não e porque não sabemos o que pode mudar de uma semana para a outra.

Achei a minha primeira tentativa simplista de mais e com falta de espaço para as tarefas diárias e sempre que queria fazer algo diferente tinha de fazer no fim de tudo e não no mês em questão por isso modifiquei-o :-)

Durante o mês de Janeiro continuei apenas com a vista semanal em cima e na horizontal, no lado direito a vista semanal da semana seguinte e em baixo escrevia as tarefas diárias. À parte tinha o menu semanal. Todas as semanas tinha de fazer os layouts e muitas vezes no planeamento da semana seguinte faltava espaço por isso fui anotando o que queria alterar.

Em Fevereiro separei o planeamento da semana do planeamento diário e a coisa funcionou muito melhor. Fiz foi um quadro com o menu mensal e bem, isso não funcionou.

Este mês estou assim:


Da esquerda para a direita e de cima para baixo:

1- Vista Mensal: Anoto os aniversários do mês, feriados, férias, consultas e reuniões!

2- Continuo com o Diário, aponto o momentos mais engraçado do BabyG ou os menos bons... E ao lado tenho Habit Tracker com hábitos que estou a tentar implementar :-) Ainda estou muito indisciplinada...

3- O controlo das Finanças tem um layout extremamente simples mas para mim funciona na perfeição! Ao lado o novo layout do menu semanal e foi a melhor ideia que encontrei. Post-it pequenos! Cada dia tem um e escrevo o que quero fazer depois vou trocando e guardando os antigos que sei que vou repetir, super funcional e dá pouco trabalho. Vou é começar a usar cores diferente para à vista saber se a refeição é carne, peixe, vegetariano, etc. 

4- A vista semanal que adoro!!! Dias ao meio e o lado esquerdo é dedicado à Casa, onde meto as tarefas que quero fazer naquele dia. O lado direito é para assuntos relacionados com o trabalho, reuniões e datas obrigatórias.

5- No final da vista semanal tenho uma página para projectos a serem feitos ao longo do mês mas sem data para terminar.

6- Deixei uma folha para o Future Log para assuntos a tratar no mês seguinte e para apontar layouts que quero mudar ou acrescentar (estão sempre a aparecer ideias novas ahahahah). Assim tenho a informação toda no mesmo sitio e não perco tempo quando chega a altura de organizar o mês seguinte. Depois vem a vista diária onde vou descrevendo as tarefas do dia a dia no trabalho.

Normalmente é na última semana do mês que começo a planear o mês seguinte. Faço sempre assim pois na vista diária nunca sei quantas páginas vou utilizar e não quero desperdiçar folhas ou que me falte espaço. Se bem que depois de 2 meses já percebi que, em média, uma página tem 3 dias. 

Continua simples mas começa a ganhar forma e estou cada vez mais convencida que este é mesmo o meu método de organização. Agora é melhora-lo :-)

Vejam o meu álbum dedicado ao Bullet Journal no Pinterest e inspirem-se a fazer o vosso :-) Estarei aqui para vos ajudar e todos os meses vou falando do que acrescentei ou alterei.

6 comentários:

  1. Adorei, também faço o bullet e ainda ando na fase de definir o melhor para mim :)
    A ideia dos menus vou levar, simplesmente espectacular!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos as duas no mesmo barco lol
      Pode levar à vontade, é uma ideia tão simples mas realmente funcional :-)

      Beijinho :-*

      Eliminar
  2. Respostas
    1. É mesmo :-) Principalmente porque ao passar tudo para o papel a nossa mente relaxa e não ando sempre a pensar em 1001 coisas.

      Eliminar
  3. Ora aqui está uma coisa que me fascina mas à qual ainda não aderi.
    Aos anos que vivo rodeada de cadernos e sempre com a minha agenda!
    Quem sabe um dia destes!!??
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah Eu era assim, agenda+cadernos+post-its e depois descobri isto e andei durante bastante tempo a adiar, a adiar, até que um dia foi "o" dia e foi a melhor coisa que fiz. É tudo à minha maneira, à minha realidade, tenho tudo num só sitio e estou sempre a mudar uma coisa aqui, outra ali e um dia vou chegar ao ideal :-)

      Adicionei o link do meu álbum dedicado ao Bullet Journal no Pinterest para mais inspirações :-)

      Beijinho :-P

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...